quarta-feira, 5 de agosto de 2020

SPACEX, 1º VOO DA STARSHIP SN5


A SpaceX realizou o primeiro voo de teste da Starship SN5 e agora vamos aguardar pela próxima fase de testes que é o Voo de 20 Kilômetros de Altitude!

O Voo de 150m de Altura foi adiado duas vezes, uma no domingo, (dia 02/08/2020) e outra no dia seguinte (2ª Feira, dia 03/08/2020) devido a não abertura de uma das válvulas de ignição do Motor Raptor que a Starship utiliza.

Na 3ª Feira, dia 04/08/2020, executaram, dessa vez com sucesso, uma nova tentativa para efetuar o voo, clique aqui para assistir a Live em Português, aqui para assistir a Live em Inglês, que cobriu o evento, ou nos 2 vídeos abaixo, um do Canal Oficial da SpaceX (vídeo abaixo), também em Inglês e outro vídeo (mais abaixo)!

Vídeo do Voo de Teste de 150m da Starship SN5

Outro vídeo do Voo de Teste de 150m da Starship SN5


De fato, esse não foi o primeiro voo da Starship em si, foi o primeiro voo do protótipo chamado de SN5 mas o primeiro real protótipo geral da Starship, que foi chamado de Starhopper, fez seu voo de teste também de 150m de altura no dia 27/08/2019, há quase 1 ano atrás como é possível assistir no vídeo abaixo, desde então a SpaceX vem trabalhando na segunda versão do protótipo da Starship desde a chamada MK1 até a atual SN5 que está na vez de realizar os testes mas já existe um outro protótipo pronto dentro do hangar que é a SN6 e outros em andamento que são a SN7, SN8 (foto abaixo) e peças da SN9 e SN10 já se encontram espalhadas pela fábrica em Boca Chica no Texas!

Vídeo do Voo de Teste de 150m do Starhopper

Starship SN6 (esquerda) & SN8 (direita)


Elon Musk declarou (foto abaixo):

"Nós estamos para ir para a lua, nós estamos para ter uma base na lua, nós estamos para mandar pessoas para marte e fazer a vida ser multiplanetária. Esse dia anuncia uma nova era da exploração espacial"

E respondeu no Twitter:

"Quando as viagens espaciais se tornarem tão comuns quanto as viagens aéreas, o futuro da civilização estará seguro"

Assista ao vídeo dele falando isso clicando aqui!

Twitter


Todos os protótipos da Starship após o Starhopper, não incluindo a atual SN5, explodiram como é possível assistir nos vídeos abaixo:
(Exceto os MK2 e SN2, que após a explosão dos protótipos MK1 e SN1, os  MK2 e SN2 tiveram sua produção estagnada e essas naves foram desmontadas após algum tempo)

Protótipo MK1

Protótipo SN1

Protótipo SN3

Protótipo SN4


A SpaceX começou a levantar o hangar (foto abaixo) chamado de Superheavy High Bay que construirá o Super Heavy Booster que é a parte inferior da Starship, a obra está andando mais rapidamente do que as construções anteriores na fábrica de Boca Chica!

Superheavy High Bay


Próximo nível de reforços externos sendo adicionados


Super Heavy Booster (esquerda) Starship (direita)

A edificação que constrói os cones de nariz da Starship está adaptando as novas técnicas de soldagem adquiridas ao longo do tempo na produção da parte inferior dos tanques de combustível que foram testadas até o momento e instalando os novos robôs de soldagem afim de atualizar e padronizar a produção de todas as partes da nave, vários cones de nariz estão sendo produzidos afim de finalizar esse processo pois não foram produzidos tantos cones quanto partes inferiores (dos tanques) e como a SpaceX já pretende construir uma versão completa do protótipo da Starship, agora é a hora de atualizarem a produção dos cones de nariz da nave!

Cones de Nariz


A Plataforma de Lançamento da Starship foi limpa, tudo foi retirado do local como é possível observar na foto abaixo, afim de liberar o protótipo para fazer o Voo de Teste de 150m de Altura, que foi um sucesso como é possível assistir clicando aqui nesse link!

Plataforma de Lançamento da Starship


A Plataforma de Pouso da Starship (foto abaixo) fica a apenas 100 metros de distância da plataforma de lançamento, o voo se resumiu em a nave subir apenas 150 metros de altura e se deslocar 100 metros para o lado afim de "saltar" da plataforma de lançamento para pousar na plataforma de pouso!

Plataforma de Pouso da Starship


A Fazenda de Combustível (fuel farm) estava completamente abastecida aguardando o momento do voo, é através dela que os protótipos na plataforma de lançamento são abastecidos e desabastecidos afim de realizar os diversos testes como os de pressurização dos tanques de combustível, teste criogênico, testes de motor e os voos de teste como no caso de ontem!

Fazenda de Combustível


Uma nova Plataforma de Lançamento está sendo construída para a parte inferior da Starship que é a parte chamada de Super Heavy Booster, cujo edifício de construção chamado de Superheavy High Bay, vem sendo construído rapidamente conforme citamos um pouco mais pra cima nesta matéria, não deve demorar muito para começarmos a ver as peças do Super Heavy Booster sendo construídas!

Nova Plataforma de Lançamento do Super Heavy Booster


Apenas espiando aqui em uma visão aproximada, isso já nos permite observar as fundações da nova Plataforma de Lançamento do Super Heavy Booster que já se encontra com a sua base de concreto concluída!

Visão Aproximada da Plataforma


Em uma visão ainda mais aproximada é possível observar as ferragens sobrando para cima das fundações, o que indica que vão subir colunas colossais em 6 posições, nos cantos do desenho de hexágono formado pelo design da base da Plataforma de Lançamento do Super Heavy Booster!

Visão Mais Aproximada da Plataforma


O sistema de pouso que a Starship SN5 utilizou é bem parecido com o que foi apresentado no Projeto da Versão Lunar (foto mais abaixo) que a SpaceX apresentou ao público após ter sido escolhida pela NASA para desenvolver uma versão lunar otimizada para levar carga e tripulação entre a superfície da Lua e a Estação Espacial Gateway (Gateway Space Staion - GSS, conhecida também pela sigla LOP-G) que orbitará a Lua, como auxílio no Programa Artemis (veja em Português)!


Starship SN5

Lunarship, Versão Otimizada da Starship


Elon Musk informou em seu Twitter (foto abaixo), que será feita uma série de pequenos "saltos" como esse para "suavizar o processo de lançamento, para então ir em altitudes mais altas com o restante do corpo da nave incluindo os Flaps!"

Twitter


A SpaceX já tem a autorização para um voo de teste de até 20 Km de altitude emitida pelo FAA - Federal Aviation Administration (clique aqui para ver em Português), ela tem vigor entre 18 de Agosto de 2020 e 18 de Fevereiro de 2021!

Autorização de Voo


A Starship permitirá o Elon Musk vincular as atividades de suas empresas e as levar para Marte afim de ajudar na construção de uma Colônia Humana em Marte como é possível ver nessa nossa outra matéria clicando aqui!

Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário